domingo, 20 de dezembro de 2015

S. Silvestre de Gondomar - Record Pessoal e 1º Pódio!!!


Por: Helder Rocha


Para terminar a minha "época" desportiva tinha como objectivo participar na São Silvestre de Gondomar, apenas a minha terceira prova de 10 Km para tentar baixar o meu recorde pessoal de 41:10 feitos na corrida do dia do Pai em Março deste ano.

Por ter participado na Gerês Marathon à três semanas sabia que a nível de velocidade não ia estar no meu melhor e a juntar a isso uma semana intensa de trabalho com duas noites perdidas mesmo antes da prova não ajudavam na concretização do meu objectivo. Mas "dos fracos não reza a história!":)

Ao fim da tarde começou a chover e pior que isso estava muito vento o que não trazia grandes expectativas para a corrida. 

Estavam inscritos cerca de 800 participantes, 450 na corrida e os restantes na caminhada.

A prova tinha início marcado para a 21:00 e por volta das 20:00 começaram a chegar os elementos da nossa equipa - Douroconta Team Trail. 

                         

Toca a equipar, trocar algumas impressões, foto da praxe e partimos em ritmo calmo para o local de partida da prova junto da Câmara Municipal de Gondomar. 

O ambiente era relativamente calmo, não havia festa, poucas pessoas, parecia que não ia haver prova...e ainda por cima começou a chover torrencialmente!!!

Efectuamos um pequeno aquecimento

                         

                         


e com o aproximar da hora os atletas apareceram e rapidamente se aglomeraram no local de partida.

A chuva parou e às 21:00 em ponto dá-se o tiro de partida e como sempre nestas ocasiões, muita confusão no início com muita dificuldade em começar a correr, piso muito escorregadio e só ao fim de uns 150 - 200 metros consigo encontrar uma posição tranquila e entrar no meu ritmo, conseguindo mesmo assim efectuar o 1º Km em 3:27, rápido demais para o meu actual momento. 

Chegue à 1ª subida junto ao hospital, sentia-me tranquilo, as pernas respondiam bem e assim continuaram até ao 4º km, sempre abaixo do 4:00 por km. 

Devido ao mau tempo praticamente não existia público, em algumas zonas fazia um vento contra, bastante incomodativo o que dificultava a progressão e por volta dos cinco kms senti um pequeno aviso do meu joelho. Como estava dentro do meu objectivo de tempo abrandei um pouco o andamento durante umas centenas de metros fazendo o meu km mais lento a 4:14. A partir daí foi gerir o esforço, sem grande história e sentir a alegria de ao passar por trás da Câmara numa das partes mais difíceis do percurso, saber que o meu objectivo ia ser concretizado e desfrutar do último km até entrar na recta da meta e terminar com o tempo de 38:09!
Novo recorde pessoal, 32º lugar na geral e 6º no escalão.

Passado uns minutos soube que a minha equipa ficou no 2º lugar na geral por equipas o que redobrou a minha alegria. Termino assim o ano desportivo da melhor maneira!


Parabéns aos atletas da nossa equipa por todo o esforço e dedicação e que estes resultados sirvam para aumentar a nossa motivação!

A seguir, de forma a repor o desgaste provocado por esta "violenta" prova e do mau tempo que estava era altura do bem merecido fast recovery!!



Agora segue-se a São Silvestre do Porto, mas será para fazer num ritmo muito calmo para usufruir do ambiente!!!


Boas corridas!!








2 comentários: